domingo, 29 de janeiro de 2012

Nossa Língua Portuguesa

A Língua Portuguesa é a 5ª. língua mais falada no mundo e a 3ª. mais falada no mundo ocidental. Tem sua origem em Portugal, por isso o nome "português" dado ao idioma. São 08 os países lusófonos(língua oficial): Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Cabo Verde. Possui estatuto oficial na União Europeia, no Mercosul, na Organização dos Estados Americanos, União Africana, Comunidade de Países de Língua Portuguesa e Associação dos Comitês Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa.
No Brasil, para chegar ao estágio que conhecemos atualmente, nossa língua sofreu evolução histórica. E há, reconhecidamente, dois padrões:o português europeu e o português brasileiro.A língua é um patrimônio imaterial do povo. Elemento fundamental e fundador da cultura brasileira. O povo é o "dono" da língua e seu agente modificador.
Historicamente, o ensino da nossa língua materna tem sido marcada pela ideia de "correção", priorizando o ensino das regras gramaticais(da Língua Portuguesa europeia), desconsiderando as variações linguísticas relacionadas à situação comunicativa ou o perfil sociocultural dos alunos, desprezando o fato de todos, ao ingressarem na escola, serem usuários do idioma em situações cotidianas e familiares.
Sabendo que o aluno já traz para sala de aula um repertório linguístico que lhe permite participar do convívio social, cabe ao professor de língua materna propor atividades contextualizadas que mobilizem o aluno a participar ativa e criticamente de interlocução, leitura, produção escrita e análise da língua.
Portanto, a disciplina de Língua Portuguesa (Brasileira) tem por objetivo desenvolver as competências necessárias a uma interação autônoma e ativa nas situações de interlocução, leitura e produção de textos. Seu ensino fundamenta-se na concepção de linguagem como fruto de interação entre sujeitos," processo em que os interlocutores vão construindo sentidos e significados ao longo de suas trocas linguísticas orais ou escritas"[1].
Terezinha Cypriano Fernandes

[1] SOARES, Magda, 2002. Português, uma prática para o letramento.Manual do professor p. 5

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