sexta-feira, 6 de novembro de 2009

TP1 LINGUAGEM E CULTURA

No encontro desta quinta, discutiram-se sobre as variantes linguísticas: dialetos e registros. Foi divertido, relembramos falares comuns entre familiares, amigos, vizinhos... Assistimos vídeos que ilustraram o estudo: "Criança repete o que vê" e as engraçadíssimas lamúrias da letra I (i)que se diz revoltada agora que a letra A virou estrela da Internet. Depois passa a contar as tentativas frustradas de ser "alguém" ela diz que vai deixar o alfabeto da língua portuguesa. Muitíssimo criativo!
Assistimos, quer dizer, ouvimos uma apresentação de um radialista com o codinome Carro Velho que obteve sucesso e é a maior audiência em QUEXERAMOBIM, depois de ter pedido a um radialista que o deixasse enviar para os pais uma mensagem, tornou-se celebridade pela sua originalidade linguística. Estrombótico!!!!!

Em seguida lemos a aula 5:A propaganda. Fizemos, oralmente as atividades propostas desta página. Discutimos, fizemos considerações. Para finalizar com chave de ouro, Ana Lígia leu um texto e durante a leitura algumas palavras foram repetidas. Essas palavras deveriam ser anotadas por nós e, ao término da leitura, teríamos que redigir um texto narrativo , tendo nele as palavras caminho,chave,vaso,leão,anão,cachoeira e muro.
Olha no que deu: Há um caminho que é a chave da felicidade. Nele não há muro.
Este caminho o levará a cachoeira. Você o reconhecerá quando vir um lindo vaso de amores,
rodeados de pequenos anões coloridos, montados em leões de bronze.
(Ah! Que horror! Que horror!! Depois reclamo dos meus alunos. ahr!!!!!!!!!!!!!)
Mas não parou por aí... hã hã!!! Ela teve coragem de sugerir que criássemos outro texto a partir da ideia que "Há um muro, atrás dele está nossa vida". Tínhamos que usar as palavras já relacionadas, visualizando algo no fututro.
Quer ler? Tem certeza? Então, vai...
Foi reservado pra mim um belo caminho. Mas que custou muito a ser vislumbrado. Entre o ontem e o hoje, havia um enorme muro... tão alto que sentia-me um anão e, por isso, passei muito tempo achando que nunca teria a oportunidade de ultrapassá-lo.
Mas engano meu, a chave para percorrer este belo caminho foi a educação. A partir dela, as coisas foram surgindo, não facilmente, pois foi necessário matar um leão por dia. E todo este percurso foi feito sempre com muita atenção ao vaso de cristal que tenho, que é a minha família.

Foi muito divertido.Sentimos dificuldade para iniciar nossos textos, mas cumpriu-se o objetivo. uhuhuhuhuhuhuhu!!!!!!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

TÚNEL DO TEMPO







Aos vinte e três dias do mês de outubro, a turma
novecentos e vinte e um participou da FEIRA INTEGRADA da E.M.Maria Helena Rafael de Elias.
Após passarem duas semanas pesquisando sobre a vida de MICHAEL JACKSON , a turma conseguiu preparar uma belíssima exposição sobre os cinquenta anos pop star.

A sala de aula se transformou em Túnel do Tempo do astro. Revestiram as paredes de TNT preto e expuseram fotos, caricaturas feitas pelos próprios alunos. Um painel refez o percurso da trajetória do maior artista pop mundial. Várias luvas prateadas e uma grande estrela dourada compunham o cenário mágico que trouxeram saudades. Foi providenciado uma tv de vinte e nove polegadas e um home theater que exibiram, com qualidade de som e imagem, durante todo o tempo, vídeos do cantor. Foi o maior sucesso da feira. Todos os que estiveram presentes no evento deram uma passadinha e puderam deixar recados em um mural que os alunos separaram para as pessoas poderem expressar suas emoções.

Os trabalhos tiveram a orientação do professor Robson de Inglês e minha, Língua Portuguesa.

PARABÉNS AOS ALUNOS DA TURMA 921. vocês AR-RA-SA-RAM!!!!!!!!!!!!!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

COMEMORAÇÃO DIA DOS PROFESSORES

Quinta-feira, 29 de outubro a Secretaria de Educação proporcionou a todos nós um dia maravilhoso. Comemorando, no Hotel Lago dos Vales, a festa dos professores. Um lauto almoço foi servido e, logo após, um grupo de forró fez a alegria da moçada. A tarde foi agradabilíssima. Dançamos muiiiiiittoooo. Parabéns aos organizadores deste momento de descontração e reencontros.