No dia 08 de setembro, foram aplicadas as avaliações diagnósticas de entrada de Leitura e Compreensão de Textos na turma 921- 9º. ANO (8ª. série-17 alunos) da E.M.Maria Helena Rafael de Elias. A princípio, os alunos ficaram assustados com o "tamanho da avaliação". Conversamos alguns minutos, tirei algumas dúvidas que surgiram sobre os objetivos a serem alcançados e iniciaram a prova ( 2 tempos).
Observação que quero registrar: No 1º. bimestre, eu ainda não estava com a turma. Assumi em agosto.
O desempenho foi resumido em um gráfico abaixo, revelando que os alunos estão no meio do processo para tornarem-se leitores proficientes.
DESCRITORES
A legenda refere-se: atingiu, não atingiu e atingiu parcialmente.
D 1 - Percebe informações implícitas no texto;
D 2 -Associa diferentes estratégias para construir o significado de palavras ou expressões desconhecidas;
D3 - Reconhece valor expressivo dos recursos linguísticos e extralinguísticos;
D4 - Identifica vocábulos que tenham a mesma referência;
D5 - Identifica , entre textos, o leitor, a ideologia, a época, as intenções comunicativas;
D6 - Reconhece relações lógico-discursivas, marcas por conjunções, advérbios;
D7 - Identifica características e finalidades de diferentes gêneros;
D8 - Reconhece relação entre informações em um mesmo texto ou entre diferentes textos;
D9- Relaciona textos de gêneros diferentes.
Há alguns dias, retornei à sala para revisão das avaliações. Os alunos participaram da leitura de cada texto proposto.
- TEXTO 1 - um aluno simulou uma campanha publicitária;
- TEXTO 2 - 3 alunos simularam: narrador, menino e homem;
- TEXTO3 - professora fez leitura da L1 -6 e o trecho instrucional foi dividido entre os alunos de acordo com o número de ítens;
- TEXTO 4 - Foi lido, não sabíamos o ritmo da música.
- A tempo, o pior desempenho foi de 08 acertos e o melhor 20 em 25 questões.
e lhe cantarei uma canção
e tentarei não cantar desafinado
eu consigo, com um pouco de ajuda de meus amigos
me sairei bem com um pouco de ajuda de meus amigos" John Lennon