Após o estudo, fiquei refletindo sobre os processos que realizo. Descobri que meus processos de leitura não diferem em muito das apresentadas nessa unidade. Quando busco o site de Mário de Prata, quero me divertir e me divirto bastante. Assim como me distraio quando chega as minhas mãos revistinhas em quadrinhos... Como dou risadas com o Chico Bento e o Cebolinha!!! Mas se quero informações pertinentes a minha atividade profissional, busco notícias do dia ou informações de um medicamento prescrito, outros suportes serão selecionados e utilizo novos procedimentos de leitura para alcançar meus objetivos.
O sentido dado a esses textos implica a interação do autor com o texto e estes comigo. Neste trio, encontro-me construtor de sentido: seleciono, antecipo, infiro e posso ou não confirmar minhas expectativas ao final do texto. Já aconteceu de ler e não conseguir fluência, pois o texto não tinha a clareza que esperava e necessitei voltar a determinados trechos várias vezes para compreender o trecho seguinte. Continuei a leitura na expectativa de encontrar uma pista do autor. O que ,às vezes ,não me era dada, tornando a leitura complexa.
É importante ressaltar que o conhecimento linguístico, o conhecimento de mundo, a interação com o texto e reconhecendo os propósitos pretendidos pelo autor farão que meus objetivos de leitura sejam alcançados mais facilmente.
Então! Talvez com a reflexão sobre o meu processo de leitura, eu possa propor atividades que despertem em meu aluno sentido no que leem e desejo de lerem cada vez mais..
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)
" Não há vento favorável para o que não sabe aonde vai."(Sêneca)