sábado, 4 de julho de 2009

UNID.15 Mergulho no texto


Por que e para que perguntar

Então!!! No encontro de 02 de julho estivemos discutindo o texto Admirável mundo louco de Ruth Rocha. Já tinha lido e relido, mas não compreendi a pergunta feita na Atividade 3: "Afinal, a partir das informações sobre o conto[...],podemos identificar 3 autores presente... Quais são eles???"

Em primeiro lugar, não vi 3 autores. Houve uma grande discussão sobre isso. Nunhuma de nós viu esses autoress todos, mas... Chegamos a achar que tinham errado, ou coisa parecida. Porque na página 117, na parte superior, menciona-se narradores. Depois de atentar para esse detalhe, fiquei mais intrigada ainda.

Nossa orientadora, como sempre brilhante em suas colocações, deu sua opinião e todos concordamos. Mas mesmo assim não me satisfiz. Fui a caça do livro para ler o texto na íntegra. Aproveitei para lê-lo todo, mas me detive no texto que trabalhamos. Após a leitura atenta, cheguei a minha conclusão final que ratifica a de nossa orientadora, Ana Lígia.

Não há 03 autores, e sim 02. Ruth Rocha, o extraterrestre que escreveu o documento por ocasião de um pouso forçado na Terra. Mas afirmar na Correção das atividades que o ufólogo Sintomático de Aquino também é um autor é demais. Ele foi simplesmente mencionado.
Portanto, elaborar perguntas é uma tarefa complexa, caso contrário, podemos criar um problema, não uma solução!

Se não tiveres a coragem de desafiar-te, farás sempre e somente o necessário."
"Onde quer que você esteja é o ponto de partida."