sábado, 14 de julho de 2012

Por que o jovem não deve ler



Ulisses Tavares
[...]pensei em escrever sobre a importância da leitura. Algo leve, mas suficiente para despertar em meia dúzia de jovens o gosto pela leitura. (De quê? De tudo! De jornais a livros de filosofia; de bulas de remédio a conselhos religiosos; de revistas a tratados de física quântica; de autores clássicos a paulos coelhos.)
Daí aconteceram duas  coisas que me fizeram mudar de rumo e de idéia.
Primeiro eu li que fizeram, alguns meses atrás, um teste de leitura com estudantes do ensino fundamental de vários países. Era para avaliar se eles entendiam de verdade o que estavam lendo. Adivinhem quem tirou o último lugar, atrás até mesmo de paisinhos miseráveis e perdidos no mapa-múndi? Acertou bródi: o Brasil!
[...]Ler sem raciocinar é como preencher um cheque sem saber quanto se tem no banco.
[...] logo depois, li em pesquisa recentemente nos que para 56% dos brasileiros entre 18 e 25 anos comprar mais significa mais felicidade, pouco se importando com problemas ambientais e sociais do consumo desenfreado. Ou seja, o jovem brasileirinho gosta de comprar muitas latinhas de cerveja, toma todas e joga todas nas ruas ou nas estradas, sem remorso. Irado,aí!
Viram como ler atrapalha? O jovem é mesmo muito esperto!
A gente fica sabendo de fatos que se não soubesse teria mais tempo para curtir o próprio umbigo numa boa, sem ficar indignado e preocupado com a situação atual de boa parte de nossa juventude.

 E também faz o tico e o teco (nossos dois neurônios  que ainda funcionam no cérebro,...)  malhar e suar, em vez de ficarmos admirando o crescimento do bumbum e do muque no espelho das academias de musculação.
[...] como professor e escritor, nunca mais vou recomendar a ninguém que leia mais, que abra livros para abrir a cabeça. Não! Trocar a alienação pela leitura?
Eu reconheço: a maioria está certa em não ler.
E tem, no mínimo, cinco razões poderosas para não ler: se ler, vai querer participar como cidadão do destino do país. Não vale a pena o esforço!
Se ler, vai saber que estão mentindo e matando um monte de jovens todos os dias em todos os lugares do Brasil  impunemente (graças a Deus ele não sabe disso, pois não lê) e não percebem a tremenda cilada que é acreditar que bacana é mentir e matar.
Se ler, vai acordar um dia  e se perguntar que diabo anda acontecendo neste país, onde só ladrões, corruptos, prostitutas e ignorantes aparecem na mídia.
Se ler, vai ficar mais humano e, horror dos horrores, é até capaz de sentir vontade de participar de trabalho comunitário, voluntário e parar de ser egoísta.
Se ler, vai começar a comparar opiniões, começar a pensar e descobrir que sua vida  anda meio torta, meio gado feliz.
Realmente a leitura não tem utilidade para nada! O jovem tem razão,bródi! O hábito de leitura vai fazer muita diferença na vidinha dele. É melhor ficar sem saber nada mesmo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário