sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Conversando sobre leitura





Curitiba-PR – A Casa de Leitura destina-se ao estudo e incentiva a cultura.


A Casa de Leitura no município de Caiçara, João Pessoa – PB foi erguida pela Atitude corajosa do Prof. Jocelino e seus amigos que acreditam que o aluno que lê melhora em todas as disciplinas; que acredita que a leitura é o verdadeiro caminho para a independência do indivíduo, que o acesso e a diversidade podem conquistar leitores.



                                                                 CASAS DE LEITURA CARIOCAS

Com propósito de promover e estimular o conhecimento e o interesse pela leitura - muitas vezes vivida como uma obrigação, foi instituído em 1992 o PROLER, ligado à Biblioteca Nacional e com sede na Casa da Leitura no bairro de Laranjeiras.

O Real Gabinete Português de Leitura MH C • MH SE, tradicional biblioteca e instituição cultural lusófona, localiza-se na rua Luís de Camões, número 30, no centro da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Encontra-se tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio

Há dois anos, uma moradora do bairro de Sepetiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, montou a casa de leitura “Jardim do Saber”. O espaço, que mistura livros e diversão, já ganhou centenas de adeptos, em sua maioria crianças e adolescentes. A iniciativa ajuda a despertar o interesse pelas letras. O acervo é composto por doações.




                                                As Casas de Leitura do Brasil – formiguinhas em ação?

O Brasil é o 8º produtor mundial de livros e a maior indústria da América Latina. Isso não é maravilhoso? O país possui cerca de 5.000 bibliotecas públicas, 10.000 bibliotecas comunitárias, 52.634 escolares, 2.165 universitárias.

Temos um dos maiores programas de distribuição de livros gratuitos do mundo, principalmente na área educacional pública. Não temos problemas de leitura então?

As ações individuais e coletivas de empresas, indústrias e pessoas dos setores público e civil demonstram a preocupação com a cultura da leitura nesse imenso território brasileiro, uma vez que o índice de leitura é 4,7 livros per capita/ano ; a taxa de analfabetismo absoluto é de 16 milhões e funcional é de 30 milhões(?);a maioria das bibliotecas encontram-se em situação precária de acervo e nas suas instalações; 2.600 livrarias em 600 cidades encontram-se no Sudeste e Sul do Brasil e o alto preço dos livros. http://blogs.cultura.gov.br/bibliotecaviva/2009/01/22/pesquisa-retratos-da-leitura-no-brasil/.

Tantos problemas e todos, cada um com seus programas e projetos, fazem um trabalho de formiguinha que certamente fará a diferença em seus ambientes de trabalho, suas comunidades, suas famílias, nas suas vidas. Todos estão atentos à importância da leitura na formação intelectual do individuo. Por isso, a conquista de novos leitores se dará nas pequenas e grandes ações.
                                                                                                                              Terezinha Cypriano Fernandes out/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário